Você contrataria Leonardo da Vinci?

Você contrataria Leonardo da Vinci?

Você contrataria Leonardo da Vinci? Ele tinha um ponto negativo perante os olhos daqueles que encomendavam obras de arte no século XV.

Leonardo da Vinci com freqüência procrastinava suas tarefas, embora soubessem que ele era uma artista formidável, segundo vários pesquisadores, não entregava dentro dos prazos.

E o que aconteceu com Leonardo da Vinci?

Como Leonardo da Vinci sofreu um certo descaso, não obtendo encomendas para fazer, lembrando  que existiam grandes artistas naquela época vivendo na mesmo cidade, disputando trabalhos em concursos árduos. 

Decidiu formular outro  caminho, por conseguinte saiu de Florença (Itália)  e  foi para Milão, em busca de novas oportunidades. Eis que preparou um currículo para o Duque Ludovico Sforza de Milão, (Soberano da cidade):

“Ilustríssimo Senhor,

Tendo considerado as amostras de todos aqueles que se julgam habilidosos inventores de instrumentos de guerra, mas que na verdade não são nada diferente daqueles de uso comum:

Esforçar-me-ei, mostrando ao senhorio o meu segredo, buscando aprovação para trabalhar com efeito em momentos oportunos em todas as coisas que, em parte, serão brevemente mencionadas abaixo.

1. Eu Leonardo da Vinci, tenho uma espécie de pontes extremamente leves e fortes, adaptadas para serem mais facilmente transportadas, e com elas você pode perseguir, e a qualquer momento fugir do inimigo;

E outros, seguros e indestrutíveis pelo fogo e pela batalha, fáceis e convenientes de levantar e colocar. Também métodos de queima e destruição dos inimigos.

2. Quando um lugar é assediado, é possível tirar a água das trincheiras, e fazer infinitas variedades de pontes, e caminhos e escadas cobertos, e outras máquinas pertencentes a tais expedições.

3. Se, em razão da altura dos bancos, ou da força do lugar e de sua posição, é impossível, ao sitiar um lugar, aproveitar-se do plano de bombardeio, tenho métodos para destruir toda rocha ou outra fortaleza, mesmo que fosse fundada em uma rocha, etc.

4. Novamente, tenho tipos de morteiros; mais conveniente e fácil de transportar; e com estes posso atirar pequenas pedras quase parecidas com uma tempestade;

E com a fumaça destes causa grande terror ao inimigo, para seu grande detrimento e confusão.

5. E se a luta deve ser no mar eu tenho vários tipos de máquinas mais eficientes para ataque e defesa; e embarcações que resistirão ao ataque dos maiores canhões e pó e fumos.

6. Eu tenho meios por meio de minas e caminhos secretos e tortuosos, feitos sem ruído, para chegar a um local designado, mesmo que fosse necessário passar sob uma trincheira ou um rio.

7. Farei carros cobertos, seguros e inatacáveis, os quais, entrando no inimigo com sua artilharia, não há um corpo de homens tão grande, mas ele os quebrariam.

E por trás disso, a infantaria poderia seguir sem ferimentos e sem qualquer impedimento.

8. Em caso de necessidade eu farei grandes armas, morteiros e artefatos leves de formas finas e úteis, fora do tipo comum.

9. Onde a operação de bombardeio poderia falhar, eu inventaria catapultas, manganels, trabocchi e outras máquinas de eficácia maravilhosa e não de uso comum.

10. Em tempos de paz acredito que posso dar perfeita satisfação e igual a qualquer outro na arquitetura e na composição dos edifícios públicos e privados; e em guiar a água de um lugar para outro.

11. Posso fazer escultura em mármore, bronze ou barro, e também posso fazer qualquer coisa que possa ser feita, assim como qualquer outra, seja ele quem for.

Novamente, o cavalo de bronze pode ser levado na mão, que é para a glória imortal e honra eterna do príncipe seu pai de feliz memória, e da ilustre casa de Sforza.

E se qualquer uma das coisas acima mencionadas parece impossível ou impossível, estou mais preparado para fazer o experimento em seu parque, ou em qualquer lugar que possa agradar a sua Excelência.

Leonardo da Vinci, evidencia suas habilidades e exalta no que elas podem ser úteis para seu o contratante, seja qual for sua necessidade.

Para sua curiosidade, sim, Leonardo da Vinci foi contratado e trabalhou para  Ludovico Sforza por 18 anos, até a cidade ser invadida pelos franceses.

Em defesa da procrastinação de Leonardo da Vinci, ele tinha uma característica que eu adoro, que é o aprender pelo simples prazer, em seus cadernos na mesma folha ele fala de assuntos diversos,  para desespero dos historiadores, que tentam organizar as ideias de Leonardo.Ele gostava o observar a natureza, olhar o que o cercava.

Essa forma de pensar e ver o mundo, para alguns ou para a maioria, pode parecer uma segura inutilidade, mas foi o que fez Leonardo da Vinci ser uma grande inventor, um grande criador,  em seus cadernos existem desenhos de coisas que só foram inventadas a pouco tempo.

Saiba mais sobre o universo da arte!

Clique aqui! – Curso online – Introdução à Historia da Arte

4 comentários sobre “Você contrataria Leonardo da Vinci?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: